A INEXISTÊNCIA DA PERFEIÇÃO HUMANA - reeditando

A Bíblia nos fala para sermos perfeitos, mas sabemos que tal perfeição nunca será alcançada, não quer dizer que a Bíblia esteja dizendo algo absurdo, pois a perfeição é algo que devemos buscar a cada dia, mesmo sabendo que é impossível alcançá-la.

Quando eu lembro de perfeição me vem a mente Jesus Cristo, homem perfeito diante de Deus e dos homens. Perfeição essa que veio a ser necessário para o sacrifício, sacrifício este que só poderia acontecer com um cordeiro sem macula. Jesus, varão perfeito, cordeiro imaculado.

Essa tal de perfeição foi sentida só por um homem (Jesus), por isso que as vezes não vejo muito sentido nela. Perfeição, perfeito, não há sentido em nosso meio, alguém conhece algo ou alguém tão perfeito que não possa ser melhorado? Acho que não, nós estamos longe, muito longe mesmo disso.

Como o latim (língua morta) a palavra perfeição talvez seja uma palavra também morta, como aplicar tal palavra com significado tão distinto:

Perfeição [do latim perfectione] – 1. Conjunto de todas as qualidades, a ausência de quaisquer defeitos. 2. Que atingiu o grau máximo em uma escala de valores. 3. Apuro, esmero, maestria, precisão, perícia, primor, requinte.

Perfeito [do latim perfectu] – 1. Que reúne todas qualidades possíveis. 2. Que atingiu o mais alto grau em uma escala de valores; incomparável, único, sem igual. 3. Que corresponde a um modelo, conceito ou padrão considerado ideal; exemplar, modelar. 4. Executado sem defeito; primoroso, impecável. 5. Que não enseja dúvida alguma; cabal; completo; total. 6. Excelente, ótimo, irrepreensível.

Essa inexistência da perfeição humana talvez seja um dos nossos maiores triunfos como seres viventes. Imaginem só, nós seres humanos fossemos limitados a um certo grau de conhecimento, com certeza a perfeição seria alcançada, pois não poderíamos chegar além de nossa limitada capacidade. Mas nós somos dotados de uma capacidade infinita de aprendizagem, somos cercados de inúmeras oportunidades aonde a perfeição não pode chegar, pois a cada segundo de nossas vidas aprendemos e melhoramos mais e mais, nunca chegando ao cume da perfeição.

Com base nessa pequena e singela reflexão digo que a perfeição nunca existirá para o homem, pois o homem a cada dia evolui, o homem não pára, sempre em frente, sempre aprendendo. O homem muitas vezes erra no seu aprendizado, mas nunca para de adquirir conhecimento, pois cada experiência conta como aprendizado.

Quem se diz perfeito não entendeu o sentido da sua vida, pois nós possuímos um dom maravilhoso, o dom de aprender.


11 comentários:

Éverton Vidal

17 de fevereiro de 2008 20:08

Perfeito!
O texto eh criaçao do vox?
Parabens!!
Ve se vcs colocam meu blog como parceiro rs.

Éverton Vidal

17 de fevereiro de 2008 20:08

Perfeito!
O texto eh criaçao do vox?
Parabens!!
Ve se vcs colocam meu blog como parceiro rs.

Bruno Vox

23 de fevereiro de 2008 13:09

Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Vox

23 de fevereiro de 2008 13:13

O texto é meu Vidal.

Vou pedir o Fernando que te coloque como parceiro.

Lion of Zion

25 de fevereiro de 2008 13:22

Pior que eu já até esqueci a senha e o login disso aqui.

Lion of Zion

25 de fevereiro de 2008 13:22

Pior que eu já até esqueci a senha e o login disso aqui.

Magazine ÓPe

17 de março de 2008 20:57

Olá!

Agradecendo pelo comentário no meu blog!

Um abraço

Rodomar Ricardo Ramlow

15 de abril de 2008 19:03

Olá Pessoal... Parabéns pelo blog!
Ganaharam um prêmio:
http://rodomar.blogspot.com/search/label/Pr%C3%AAmio

Anônimo

13 de janeiro de 2013 04:54

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

Anônimo

29 de janeiro de 2013 00:31

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site